Pão também é ciência

pao cienciaO pãozinho além de ser rico em sabor, também é rico em conhecimentos científicos

Um grupo de pesquisadores do Rio Grande do Sul acompanhou produtoras rurais que fabricam artesanalmente o pão, em diferentes municípios do estado. O objetivo do projeto é ensinar esse conhecimento aos alunos de química do ensino médio.

Os pesquisadores observaram que algumas tradições das cozinheiras na produção do pão eram similares aos conhecimentos estudados nas universidades. Uma das práticas identificadas pelos pesquisadores, foi a substituição do fermento caseiro pelo industrializado para aumentar a velocidade de fermentação do pão.

Após analisarem a produção do pão artesanal, os pesquisadores levaram os dados colhidos ao laboratório e desenvolveram experimentos que relacionavam o uso das técnicas utilizadas pelas produtoras de pão com os princípios químicos. Entre os conceitos aplicados nos experimentos, e que podem ser passados aos alunos, estão os efeitos da temperatura e da concentração dos ingredientes sobre a velocidade da fermentação e a densidade da massa.

De acordo com os pesquisadores, as experiências levadas às salas de aula permitem que o aluno visualize como os processos químicos ocorrem e, consequentemente, compreenda melhor os conceitos por trás deles.

Fonte: Ciência Hoje

fundo footer center